Os seguintes métodos podem ser usados em vez de desentupidor de vaso. Para as opções de produtos químicos, experimente apenas uma das sugestões, pois misturar produtos químicos diferentes pode ser perigoso. Além disso, lembre-se de lavar as mãos depois ou usar luvas protetoras de borracha.
1. Use uma haste/trado de drenagem (ou uma versão DIY)
Essencialmente, você tentará desalojar o bloqueio enfiando algo no vaso sanitário. Uma haste de drenagem ou uma broca é ideal para isso, mas você também pode usar um cabide de metal desenrolado ou uma cortina de arame. Tenha cuidado ao usar qualquer um dos itens acima – especialmente o cabide de metal – pois é fácil arranhar seu vaso sanitário.
2. Desentupir seu banheiro usando uma enzima
Fale com a loja de ferragens local sobre a compra de um produto de remoção de resíduos que contenha enzimas. Essas enzimas são frequentemente usadas em sistemas sépticos comerciais para liquefazer resíduos orgânicos. Como um bônus adicional, um produto enzimático é muito menos prejudicial ao meio ambiente do que produtos químicos para limpeza de ralos. Basta ter em mente que este produto só será eficaz contra materiais orgânicos.
3. Desentupir seu banheiro com detergente para a loiça
Este método é especialmente eficaz contra papel higiênico entupido. Você precisará de uma garrafa de detergente doméstico comum e um balde de água. Comece espremendo cerca de meia garrafa de detergente para a loiça, que irá afundar no fundo do vaso sanitário. Em seguida, despeje o balde de água para despejar o detergente na curva em U. Com um pouco de sorte, isso eliminará o bloqueio.
4. Desentupir o vaso sanitário com cristais de refrigerante e vinagre
A combinação de cristais de refrigerante e vinagre branco é uma ótima maneira de dissolver bloqueios e, o melhor de tudo, você provavelmente já os tem em seu armário. Tudo o que você precisa fazer é colocar um punhado de cristais no vaso sanitário e em seguida regar com uma xícara de vinagre de vinho branco. Espere alguns minutos para fazer sua mágica e, em seguida, despeje cuidadosamente uma chaleira cheia de água fervente no vaso sanitário.
5. Bicarbonato de sódio e vinagre
Isso é muito semelhante ao método acima, exceto que você vai pré-misturar quatro colheres de sopa de bicarbonato de sódio e vinagre branco em uma xícara primeiro. Assim que a mistura começar a borbulhar no copo, despeje-a no vaso sanitário e deixe agir no entupimento por cerca de cinco minutos. Se a descarga subsequente não limpar o vaso sanitário, tente repetir novamente com mais bicarbonato de sódio.
6. Detergente em pó (biológico)
Uma coisa excelente sobre o uso de sabão em pó é que, mesmo que não funcione, seu banheiro terá um cheiro fresco! Tudo o que você precisa fazer é despejar cerca de dois punhados de sabão em pó no vaso sanitário e depois engoli-lo com uma chaleira cheia de água fervente.
7. Use um aspirador de pó úmido e seco
Se você puder pegar emprestado um aspirador de pó úmido (um aspirador projetado especificamente para lidar com água), vale a pena experimentá-lo em seu banheiro. Primeiro, use o aspirador para drenar a água do vaso sanitário e descarte-a. Em seguida, empurre a mangueira do aspirador no vaso sanitário e na curva em U. Por fim, sele o vaso sanitário ao redor do tubo de vácuo usando uma toalha para criar uma vedação. Com sorte, o vácuo será capaz de liberar o bloqueio.
Itens domésticos que podem servir como êmbolo
Se precisar de um desentupidor, mas não tiver um em mãos, você pode usar os seguintes utensílios domésticos como uma alternativa útil.
1. Usando um esfregão para desbloquear o banheiro
Cubra a ponta do esfregão com dois sacos plásticos e feche-os com um elástico ou fita adesiva. Use o esfregão como faria com um êmbolo normal, com movimentos firmes e vigorosos até desalojar o bloqueio.
Tenha em mente que o uso do esfregão pode demorar mais, pois a vedação a vácuo criada pelo esfregão não será tão eficiente quanto um êmbolo. Além disso, não se esqueça de retirar as sacolas e descartá-las no lixo!
2. Usar uma escova sanitária para desbloquear o vaso sanitário
Cubra a ponta da escova sanitária com um saco plástico e amarre com um elástico ou fita adesiva para criar uma vedação. Use a escova sanitária como se fosse um êmbolo com bombas vigorosas até desalojar o bloqueio.
Tal como acontece com o método do esfregão acima, a escova do vaso sanitário não será tão eficiente quanto um êmbolo normal, então você pode mergulhar por vários minutos antes de obter resultados. Lembre-se sempre de retirar o saco e descartá-lo posteriormente.
O que fazer se você não conseguir desbloquear seu banheiro?
Se tudo mais falhar, talvez seja hora de chamar o encanador. Você não deve se preocupar em ficar envergonhado, pois a maioria dos encanadores já viu e passou por coisas muito piores. Além disso, seu encanador pode ser capaz de detectar um problema mais profundo antes que piore, como uma raiz de árvore crescendo em seu cano de esgoto externo.