Inclinar o êmbolo de lado ao baixá-lo na água deve enchê-lo, na maior parte. Se possível, faça um primeiro mergulho suave para ajudar a remover qualquer ar restante do copo e trazer mais água. Esse movimento oferece o benefício adicional de tentar puxar o bloqueio para cima em direção à tigela, em vez de descer mais para baixo no tubo, o que muitos especialistas dizem ser a melhor técnica.
Se você deve mergulhar verticalmente ou em ângulo depende do formato do ralo do seu desentupidor de vaso. Você pode ver conselhos conflitantes online, mas nos testes de Doug, certos banheiros exigiam que ele deslocasse um pouco o êmbolo para obter uma vedação hermética. Às vezes, o mergulho funcionava quando ele segurava a alça verticalmente, outras vezes, um ângulo proporcionava resultados bem-sucedidos.
Por último, comece devagar e adicione força conforme necessário. Várias bombas suaves geralmente funcionam melhor do que alguns empurrões fortes. Se o seu entupimento vai sair, isso deve acontecer em menos de 10 minutos. Caso contrário, é hora de passar para uma cobra ou chamar um encanador.
Trabalhando com uma cobra sanitária
Uma cobra sanitária, às vezes chamada de broca sanitária, empurra e puxa a obstrução em vez de depender estritamente da pressão da água. Essas ferramentas podem realizar tarefas que os êmbolos não conseguem, como um brinquedo preso. A desvantagem é que eles podem ser estranhos de usar e difíceis de limpar, por isso são impraticáveis para a maioria das pessoas, mas são a ferramenta preferida para encanadores profissionais. Se você decidir experimentar uma cobra, recomendamos a broca sanitária Ridgid 59787 de 3 pés. Possui alças grandes na manga e na varinha, facilitando o manuseio e a manobra.
As brocas são grandes e difíceis de armazenar, mas normalmente você também pode alugar uma em uma loja local de materiais de construção ou de ferragens. Shala nos avisou que é melhor ter visto alguém usar uma cobra sanitária antes de tentar você mesmo, porque é fácil incliná-la de maneira errada e causar arranhões desagradáveis no vaso sanitário. “Então você tem que substituir todo o vaso sanitário porque vai ficar nojento”, disse ele.
Primeiro, retraia a cobra totalmente para dentro do tubo, de modo que a ponta farpada toque a proteção curva da tigela de plástico. Segure a cobra na vertical e insira a ponta com cuidado na tigela para que a ponta de metal não arranhe a porcelana (lembre-se, é muito fácil riscar a porcelana). Em seguida, use a alça para empurrar a broca na saída do vaso sanitário e gire-a para trabalhar a extremidade em torno das curvas da armadilha. Você também pode fazer um movimento para frente e para trás, com sorte, liberando o entupimento. (Este vídeo mostra nossa escolha em uso.) Se nada acontecer após cerca de 10 minutos serpenteando, é hora de jogar a toalha e chamar um especialista.
Como limpar um êmbolo e uma broca de vaso sanitário
Se um êmbolo funcionou, finalize com uma lavagem de limpeza para enxaguar. Depois, você pode colocar um pouco de água sanitária no vaso sanitário e girar o êmbolo para desinfetar. Se o seu esgoto deságua em uma fossa séptica, considere usar um alvejante de oxigênio como o OxiClean ou borrife o êmbolo com um desinfetante depois de enxaguar. Você também pode deixar o êmbolo secar primeiro no suporte e depois usar um desinfetante em spray.
As brocas são um pouco mais complicadas. Como são muito longos quando estendidos, sua melhor aposta é uma mangueira e um pedaço de gramado. Depois que a broca estiver limpa e seca, armazená-la é um desafio, mas se você tiver uma garagem ou galpão, basta colocar todo o equipamento em um saco de lixo e pendurá-lo em um prego.