Um desentupidor de vaso pode parecer uma ferramenta simples de usar – basta colocá-lo no vaso sanitário e enfiá-lo para cima e para baixo algumas vezes, certo? Bem, mais ou menos. Na verdade, você tem algumas coisas para ficar de olho que podem tornar o processo um pouco mais fácil.
Primeiro, é importante encher o copo do êmbolo com água antes de começar a mergulhar. A questão é que você está tentando usar a pressão direta da água para desalojar a obstrução. Se o copo estiver cheio de ar, é muito provável que seu primeiro mergulho resulte em uma explosão de ar desordenada saindo das laterais do copo. Em vez disso, comece inclinando o êmbolo para o lado enquanto o abaixa na água; isso deve preenchê-lo, na maior parte. Então, se possível, mergulhe suavemente para borbulhar o ar restante do copo e sifone a água para substituí-lo. Esse movimento oferece o benefício adicional de tentar puxar o bloqueio em direção à tigela, o que muitas pessoas dizem ser a melhor técnica.
Lemos em alguns lugares que os êmbolos funcionam melhor se a alça estiver orientada verticalmente em vez de em ângulo. Mas descobrimos que isso depende do formato do ralo do vaso sanitário. Em nossos testes em uma saída retangular tradicional, essa afirmação foi verdadeira, mas para os outros formatos, precisávamos deslocar um pouco o êmbolo para obter uma boa vedação, e nem sempre era vertical.
Por último, recomendamos começar devagar e adicionar força conforme necessário. Como escreve Don Burgard, da Fine Homebuilding: “Use uma série de bombas suaves em vez de um ou dois empurrões rápidos e fortes. A melhor maneira de quebrar um bloqueio é através do movimento repetido da água para frente e para trás, o que acontece quando você empurra o êmbolo selado para baixo e depois puxa-o de volta para cima.
Como limpar um êmbolo
Você tem algumas maneiras de limpar um êmbolo. Todos eles começam com uma “descarga de limpeza” inicial para enxaguar o êmbolo do vaso sanitário. A partir desse ponto, você tem algumas opções para desinfecção.
Um método é colocar um pouco de água sanitária na tigela e rolar um pouco o copo do êmbolo. Se você tem um sistema séptico, alvejante à base de cloro não é a melhor coisa para as bactérias que trabalham duro na fossa séptica, então é melhor usar um alvejante à base de oxigênio, como o OxiClean. O consenso geral é que um pouco de alvejante provavelmente não fará mal a nada, mas por que arriscar? Além disso, algumas pessoas dizem que o alvejante com oxigênio é realmente benéfico para as bactérias sépticas.
Você também encontrará êmbolos como o Johnny Jolter, que funcionam com o mesmo princípio de uma bomba de bicicleta, mas em vez de criar um fluxo concentrado de ar fresco, eles criam um fluxo concentrado de água suja do banheiro. As críticas são geralmente positivas, embora algumas críticas negativas mencionem a ocorrência de “blowback”, o que parece terrível. Seu design desconhecido também os torna impraticáveis para os hóspedes e provavelmente difíceis de limpar. Portanto, embora esse design tenha a vantagem de permitir que você exploda matéria fecal com o que parece ser uma arma, não é a melhor escolha para a maioria das pessoas. A versão profissional desta ferramenta, o Kinetic Water Ram, que usa ar comprimido, é uma das ferramentas preferidas de Tim Byrne (mas custa mais de US$ 200).
O PlungeMAX é outra ideia interessante. É um fole gigante que você coloca entre a borda do vaso sanitário e a tampa. Conforme você move a tampa para cima e para baixo, ela pressuriza os tubos. Olhando para sua classificação de 2,2 estrelas em mais de 220 avaliações da Amazon, decidimos aprovar.
Outra opção, conforme descrito no Clean My Space, é apenas enxaguar o êmbolo com água na tigela e depois borrifar com desinfetante.
Se você tiver uma bandeja coletora, você tem a terceira opção de adiar a desinfecção até que o êmbolo seque e depois aplicar um desinfetante em spray.