“O êmbolo do copo realmente só funciona bem em superfícies planas, onde pode fazer uma vedação hermética sobre o ralo, a fim de criar a sucção necessária para desalojar um entupimento”, diz Gallas. “Se usado em um desentupidor de vaso, o êmbolo do copo perderá a vedação no ralo em forma de tigela assim que você puxar para cima.”
Como tirar o máximo proveito do seu êmbolo
Escolher o êmbolo certo para o trabalho é apenas o primeiro passo, segundo Gallas. Ele compartilhou alguns de seus truques de encanador para desalojar tamancos como um profissional.
Ao mergulhar uma pia ou banheira, tampe o ralo de transbordamento com um pano úmido para obter melhor sucção. Se houver outra pia ou ralo por perto, bloqueie-o temporariamente com um pano para obter melhores resultados.
Para obstruções realmente teimosas, coloque um pouco de vaselina ao longo da borda do copo de borracha para melhorar a vedação do êmbolo.
Uma camada de vaselina também evitará que o êmbolo de borracha seque. Um êmbolo seco e rachado não será a melhor vedação a vácuo e perderá pressão ao mergulhar.
Como desbloquear um vaso sanitário com ou sem desentupidor
Seu banheiro deveria ser um santuário privado. Então, quando você descobre que bloqueou acidentalmente o banheiro, pode ser um pouco estranho pedir ajuda para resolver o problema.
Felizmente, com o guia a seguir para desbloquear seu banheiro, você pode evitar qualquer constrangimento potencial ao tentar.
Primeiro de tudo feche a água do banheiro
Para reduzir o risco de inundações, deve-se interromper o abastecimento de água ao banheiro. Isto é fácil de fazer acessando a ‘melindrosa’ do vaso sanitário no tanque da cisterna e fechando-a.
Se você tiver dificuldade para encontrar a melindrosa, ela basicamente se parece com uma rolha de ralo com uma corrente presa. Você pode usar luvas para acessar a tampa do vaso sanitário, mas não se preocupe – a água deve estar limpa.
Se você não conseguir encontrar a válvula do vaso sanitário, basta desligar o abastecimento de água da propriedade por meio da torneira. Apenas certifique-se de que todos estejam cientes de que não haverá abastecimento de água até que você termine de desbloquear o vaso sanitário.
Como desbloquear um vaso sanitário com êmbolo
Desbloquear o banheiro com um êmbolo é fácil quando você sabe como. Você precisará dos seguintes itens em mãos para começar:
Um desentupidor de vaso sanitário (eles são maiores que um desentupidor de pia)
Um par de luvas de borracha (de preferência luvas mais longas que cheguem aos cotovelos)
Toalhas velhas ou jornais para coletar água derramada
Ventilação através de janela ou ventilador (ou máscara facial para evitar odores desagradáveis).
1. Prepare-se
Coloque luvas de borracha (e máscara opcional) e cubra o chão ao redor do banheiro com toalhas ou jornal para absorver qualquer possível derramamento de água que possa ocorrer. Se você tem uma janela, agora é a hora de abri-la para ventilação…
2. Verifique o tanque da cisterna
Em primeiro lugar, é necessário realizar uma verificação para ver onde pode estar o bloqueio. Comece removendo a tampa da cisterna do vaso sanitário (a unidade atrás do vaso sanitário) para ver se ela contém água.
Se a cisterna contiver água, é justo dizer que o bloqueio está localizado no fundo do cano de esgoto. Isso significa que você precisará usar o êmbolo para realizar o trabalho. Se o êmbolo não funcionar, talvez seja necessário chamar um encanador para inspecionar o cano de esgoto.
Se, no entanto, a cisterna estiver vazia, sabemos que o bloqueio está localizado entre o cano de esgoto e o próprio vaso sanitário. Isso significa tentar alguns outros métodos se o êmbolo não tiver sucesso.
3. Pegue o êmbolo
Passe o êmbolo sob a torneira quente primeiro para amolecer a borracha – isso tornará o êmbolo mais eficaz. Coloque a extremidade de borracha do êmbolo firmemente sobre o vaso sanitário para criar vácuo. Uma vez colocado, segure a alça e mergulhe vigorosamente, tomando cuidado para não respingar água em você ou no chão. Se, depois de vários minutos mergulhando a água, ela não tiver drenado, é hora de passar para as etapas abaixo.