O treinamento potty pode ser uma experiência complicada para todos os envolvidos, e o tipo de pinico infantil de treinamento que você escolhe às vezes pode aumentar essa bagunça. Procure um penico que seja fácil de limpar, pois você fará muito isso. Para os pais que desejam uma opção de baixa manutenção, os penicos não são tão ideais: a tigela precisará ser esvaziada no vaso sanitário após cada uso, o que pode ficar bagunçado (especialmente se o seu filho quiser ajudar). Como observa Brown, limpá-los após cada uso pode ser confuso e cansativo, especialmente quando você está no meio do treinamento para usar o penico. Em comparação, o assento do vaso sanitário requer muito pouca limpeza, pois tudo já vai para o vaso e pode ser liberado.
Você também deseja que o penico seja fácil de usar – tão fácil, na verdade, que seu filho possa usá-lo sozinho, eventualmente. Certifique-se de que eles possam sentar-se nele sem que ele caia e, se estiver usando um assento sanitário, certifique-se de que eles consigam subir sozinhos, seja com um banquinho anexado ou adquirido separadamente.
Estabilidade e Design
Estabilidade e conforto são fundamentais quando se trata de um assento ou cadeira de treinamento com penico. As crianças são naturalmente contorcidas e você não quer correr o risco de um assento torto fazer seu filho escorregar para dentro do vaso sanitário. “Um redutor de assento não deveria poder deslizar”, diz Swaney. “Se você realmente procura qualidade e longevidade, sugiro investir em um redutor de assento embutido para colocar como parte de seu banheiro real.” Você quer ter certeza de que o assento do vaso sanitário não balança, o que pode ser assustador para os mais pequenos, então Swaney recomenda encontrar um modelo com alça antiderrapante para estabilizar o penico no chão, ou um que mantenha o redutor do assento estável no vaso sanitário.
Assentos ajustáveis, como o Baby Björn Toilet Trainer, são uma boa maneira de evitar escorregões e quedas, e os assentos que vêm com um escadote, como o Skyroku Potty Training Seat, são ideais. “É importante usar um banquinho ou degraus para eles subirem”, diz o Dr. “Os degraus permitem-lhes estabilizar os pés e trazer os joelhos para uma posição mais natural (em comparação com os pendurados).”
Os protetores contra respingos também são um ótimo recurso. “Para os meninos, que estão aprendendo a apontar o pênis para baixo, pode ser útil ter a frente levantada para que, caso esqueçam, a bagunça possa ser minimizada”, diz Brown. Também é útil se um assento de treinamento com penico tiver alças, que proporcionam segurança e conforto. Amin sugere procurar uma opção com encosto, como a cadeira penico Baby Björn, ou apoios de braços – afinal, um banheiro confortável pode ajudar seu filho a ficar mais tempo no penico.
Apelo infantil
Aprender a usar o penico pode ser estressante para as crianças, então qualquer coisa que as faça querer usar o penico pode ser usada a seu favor. Recursos como som de descarga, desenho bonito de desenho animado ou outros sons não são necessários para o processo, mas podem ser divertidos para as crianças e incentivá-las. Se as crianças adoram algo em sua cadeirinha ou assento de vaso sanitário, eles realmente vão querer usá-lo. Portanto, em alguns casos, pagar a mais por esses recursos adequados para crianças pode valer a pena no final. Um editor descobriu que os personagens e a descarga do penico Disney Minnie Mouse e do conjunto de treinamento do primeiro ano deixaram seu filho mais animado para ir, enquanto outro relatou que a música e a descarga do penico Learn-to-Flush da Fisher-Price eram atraentes para seu filho que treina o penico.