Não importa o quanto você adore seus filhos – e não importa o quão pronto você esteja para parar de gastar muito dinheiro com fraldas – poucos pais estão ansiosos pelo processo de treinamento para usar pinico infantil.
É uma tarefa difícil. Xixi e cocô acabam em lugares onde não deveriam (tipo, realmente não deveriam), a roupa suja é infinita, o carpete nunca mais será o mesmo e a paciência de todos será levada ao limite.
No entanto, aprender a usar o banheiro é um grande marco na vida de qualquer criança e vale a pena o esforço que você está fazendo. Como uma mãe me disse quando eu estava desesperado para treinar meu filho muito teimoso para usar o penico: “Ele não irá para a faculdade em fraldas!”
Ter o equipamento certo pode fazer uma grande diferença no andamento do processo de treinamento para usar o penico. Imagine se aproximar de um banheiro que seja mais alto do que seu umbigo e você poderá simpatizar com a forma como seu filho se sente em relação aos banheiros dos adultos.
Depois, há os barulhos altos de descarga e a visão de coisas sendo levadas para sabe-se lá para onde. (Essa coisa engole crianças ou apenas papel higiênico? Eles ainda não têm tanta certeza).
Um penico ou cadeira do tamanho certo para eles pode dar ao seu filho um grande aumento de confiança enquanto ele enfrenta o processo de troca de fraldas por roupas íntimas.
Você tem isso e estamos aqui para ajudar. Então respire fundo (ou tome uma boa bebida) e leia nossas principais recomendações de cadeiras e assentos penicos para crianças!
Meu filho está pronto para usar o penico?
Embora muitos de nós prefiramos minimizar nossos equipamentos para bebês, um penico ou cadeira para bebês é um investimento que vale a pena. Uma queda acidental no banheiro pode ser suficiente para afastar seu filho do trono de porcelana por um tempo. (E quem pode culpá-los?!)
Além de fazer seu filho se sentir mais seguro, um penico do tamanho de uma criança pode ajudar na ergonomia de “em movimento”. Manter as pernas em um ângulo de 90 graus (ou mesmo ligeiramente agachadas), com os pés apoiados no chão ou em um banquinho e sentar-se com segurança ajudará seu filho a evacuar com mais facilidade.
Além disso, sentar-se bem alto com as pernas balançando e segurando-se para salvar sua vida simplesmente não é confortável, especialmente para um novato.
Embora as crianças só tenham controle intestinal e da bexiga depois dos 18 meses, você pode começar a expô-las ao penico em qualquer idade. Dependendo da sua abordagem de treinamento para usar o penico, isso pode ajudar algumas crianças a se familiarizarem com seu próprio penico ou cadeira.
Quando seu filho começar a mostrar sinais de prontidão para aprender a usar o banheiro, você poderá começar a incorporar “sentar no penico” em sua rotina diária. Munidos de muita paciência, alguns livros e copos de sua bebida preferida, você os verá começar a entender a sensação de ir ao penico.
Sem mencionar que muitas crianças sentem orgulho de ter seu próprio penico ou adoram copiar os pais sentando-se no penico grande (completo com assento para crianças, é claro).
Qual é a diferença entre um assento e uma cadeira?
Ao comprar um penico, uma das primeiras coisas que você notará são os produtos diferenciados por assentos e cadeiras. Existem algumas diferenças importantes a serem lembradas.
O assento sanitário infantil é um assento removível que fica bem em cima do assento sanitário normal. É dimensionado para a bunda de uma criança e pode ter recursos como alças ou proteção contra respingos para fornecer segurança adicional ao seu filho.
Esse tipo de assento é muito mais fácil na hora de limpar. Ao contrário dos penicos, que têm uma tigela que precisa ser descartada e limpa, você pode descartar os resíduos.
Um penico, por outro lado, lembra uma tigela ou um minúsculo banheiro real. Esta opção pode parecer muito menos intimidante para o seu filho do que subir em um banquinho para sentar em um vaso sanitário grande.
Como regra geral, crianças com menos de 2 anos ou 2 anos e meio muitas vezes parecem preferir penicos, enquanto crianças com 2 anos e meio a 3 anos e meio parecem preferir usar o penico dos adultos.
Mas assim como cada criança está pronta para treinar em uma idade diferente, cada uma pode ter sua preferência por um assento ou cadeira.