4. Escolha um tapete de destaque
Ao focar em como escolher o tapete de barbante certo para um espaço, primeiro você precisa identificar a finalidade do tapete. Os tapetes de destaque são o acompanhamento perfeito para uma única peça de mobiliário. O tapete deve ser aproximadamente 10-15% menor do que os móveis que pretende realçar.
5. Una um esquema com um tapete de coesão
Os tapetes de coesão reúnem os móveis na mesma seção da sala e, como o nome sugere, criam coesão. O tapete deverá ser grande o suficiente para alcançar ou ficar sob as pernas dianteiras de qualquer móvel daquela seção, a fim de amarrar tudo.
6. Cubra o piso duro com um tapete expansivo
Tapetes expansivos fazem com que o ambiente pareça mais acarpetado, cobrindo um grande espaço. Ao optar por um tapete amplo, deixe uma borda significativa ao redor de cada peça de mobiliário para evitar uma sensação de aperto. Isso inclui o espaço necessário para puxar as cadeiras de jantar ao redor da mesa de jantar.
7. Crie um ponto focal com um tapete de declaração
Um tapete elegante será a peça central de uma sala e, portanto, deve ser deixado longe dos móveis. Padrões ousados e designs coloridos chamam a atenção, mas as formas também são importantes. Ao pensar em como escolher o tapete certo, observe o seu espaço; onde o espaço permite, grandes tapetes redondos podem fazer uma grande diferença, especialmente em salas de estar.
8. Adicione conforto com corredores resistentes
Corrediças de corredor são ideais para espaços internos longos e estreitos em casa e são comumente usadas em corredores, cozinhas estreitas ou ocasionalmente ao lado de camas. Eles podem ser ideais para mudar a aparência de uma sala – ampliando-a e iluminando-a para dar a ilusão de mais espaço.
Para corredores de corredor, opte por uma fibra durável para resistir aos passos frequentes na área. A lã e o polipropileno são resistentes e duráveis, o que os torna boas opções para corredores, ou para uma fibra mais natural, opte pela juta, sisal ou ervas marinhas.
9. Invista em pilha cortada para um acabamento caro
Depois de identificar a finalidade do seu tapete, você precisará considerar os diferentes tecidos e texturas disponíveis.
Um tapete de pêlo cortado tem textura macia e é criado por fibras enroladas que passam por um material de suporte, geralmente feito à máquina. Também estão disponíveis tapetes de pêlo feitos à mão; esses tapetes são geralmente de qualidade superior e, portanto, mais caros.
10. Escolha pilha circular para áreas de alto tráfego
Os tapetes com pêlo circular são feitos de laçadas de fio não cortadas, o que os torna a opção ideal para áreas de grande movimentação, já que a trama volta facilmente à forma. Um tapete de pêlo grosso é uma opção elegante, mas prática, que realmente resistirá ao teste do tempo.
Observe que as pilhas com laços não são recomendadas para famílias com animais, pois as garras podem ficar presas nas alças e quebrar a pilha.
11. Escolha um tapete trançado para um visual descontraído
Os tapetes trançados são feitos torcendo lã com tiras de tecido reciclado para criar uma corda, que é então costurada em um padrão espiral. Devido à formação em espiral, os tapetes trançados costumam ter formato redondo ou oval.
12. Considere Shag-Pile para maior conforto
Os tapetes felpudos ou ‘felpudos’ são muito profundos e densos, o que os torna uma escolha universalmente popular para adicionar conforto e textura extra a qualquer ambiente. Feitos de fibras naturais e sintéticas, os pêlos felpudos são universalmente populares e adicionam conforto instantaneamente a qualquer piso.