17. Verifique a facilidade de limpeza
Os tapetes de barbante são um complemento brilhante para as casas, protegendo o chão, proporcionando conforto e trazendo cor e aconchego aos quartos – mas podem ser ímanes para o pó e a sujidade. É vital limpar os tapetes regularmente para evitar a acumulação de micróbios, por isso não confie apenas numa limpeza anual de primavera.
Sem limpeza regular, sujeira, esporos de mofo e partículas de pólen podem se acumular nas fibras do tapete, bem como ácaros (criaturas microscópicas que podem piorar os sintomas alérgicos). Certos tipos de tapetes resistem melhor às manchas do que outros. As fibras sintéticas são mais repelentes às manchas. Os tapetes de náilon podem ser limpos com vapor. Existem também tapetes resistentes à água e que podem ser limpos.
Os tapetes podem ser limpos de forma rápida e fácil, mas se você está procurando uma opção de baixa manutenção, a linha de tapetes Buddy do The Rug Seller tem cores rápidas, são laváveis na máquina e de secagem rápida.
18. Escolha um tapete que aceita animais de estimação
Os animais de estimação adoram tapetes, mas os tapetes nem sempre adoram os animais de estimação. Pêlos de animais, mastigação, arranhões e outros pequenos “acidentes” podem estragar um tapete, mas existem medidas a tomar para reduzir os danos causados por amigos peludos. Escolha um tapete adequado para donos de animais. Os cães adoram cavar em tapetes de pêlo alto, então tapetes de pêlo curto são preferíveis (e mais fáceis de limpar).
Se você tem animais de estimação, lembre-se que as cores escuras escondem manchas e arranhões. Considere uma limpeza profunda uma vez por ano, isso ajudará a livrar os tapetes de manchas profundas e bactérias que penetraram demais no tapete para serem removidas com um aspirador ou outra limpeza regular.
19. Certifique-se de que o tapete seja antiderrapante
Qualquer guia de escolha do tapete certo não estaria completo sem considerar a superfície em que você planeja colocar o tapete. Os tapetes podem deslizar em superfícies lisas, como madeira, azulejos e vinil, e a pilha de tapetes também pode causar viagens – todos os perigos potenciais em casa.
A base antiderrapante pode evitar problemas de escorregamento, ao mesmo tempo que atua como amortecedor, o que reduz o desgaste do tapete. Os underlays são muito simples de colocar, podem ser facilmente cortados no tamanho certo e muitas vezes podem ser lavados na máquina.
20. Encontre um tapete para atividades ao ar livre
A popularidade dos tapetes para exteriores faz parte de uma tendência geral em que as pessoas tratam cada vez mais os seus espaços exteriores com a mesma consideração que os seus interiores. Usados para ampliar o espaço de convivência para além da casa, os tapetes permitem que os proprietários fiquem aconchegantes e criativos ao ar livre. Os tapetes para exteriores também são bastante práticos – trazendo menos sujeira dos pés para dentro e cobrindo a grama “menos que perfeita”.
Os avanços nos materiais utilizados e na construção de tapetes para exteriores significam que são muito duradouros e podem suportar facilmente qualquer que seja o clima da Grã-Bretanha. Mas eles precisarão de cuidados adequados para impedir o acúmulo de lama e mofo e prolongar sua vida.
Freqüentemente, os tapetes para exteriores são fabricados com material à prova de intempéries, alguns sendo totalmente à prova d’água. O polipropileno é uma fibra sintética popular, frequentemente usada em produtos para uso externo porque é acessível, durável e fácil de limpar.