Nosso guia essencial para tapete de barbante de fibra natural

Os tapetes de fibra natural são há muito tempo os favoritos dos designers – sua textura terrosa confere uma vibração descontraída e fácil a um espaço, e sua durabilidade acima da média também os torna uma escolha prática. Mas com tanta variedade de estilos e materiais no mercado, como encontrar o certo para o seu espaço? Abaixo, estamos decodificando os quatro tipos mais comuns de tapete de barbante de fibra natural: juta, erva marinha, sisal e cânhamo. Dos prós e contras às principais dicas de cuidados, aqui está tudo o que você precisa saber para encontrar o estilo ideal.

tapete de barbante

Determinando suas necessidades
Ao comprar um tapete de fibra natural, tenha em mente o posicionamento, o uso e a aparência. Você tem filhos pequenos que sentam ou brincam no tapete? Você não vai querer escolher uma trama áspera. Procurando um local de alto tráfego? Escolha um tom mais escuro ou um tecido resistente a manchas para mantê-lo com aspecto fresco.

As áreas de alto tráfego incluem corredores, salas familiares, hall de entrada e entrada e cozinha. Tapetes duráveis e resistentes a manchas são os melhores para esses espaços.

As salas de tráfego médio são usadas regularmente, mas não são as vias principais da sua casa – pense na sala de jantar e no escritório doméstico.

Os espaços de baixo tráfego incluem quartos, salas de estar formais e quartos de hóspedes. Os tapetes nessas salas sofrerão menos desgaste, então não tenha medo de optar pelo luxo com cores mais claras e materiais mais macios.

Juta
Os tapetes de juta têm uma textura perfeitamente imperfeita que acrescenta uma beleza terrosa a um ambiente. A mesma fibra usada para fazer serapilheira, a juta cresce em hastes verdes e brilhantes que são encharcadas, descascadas e fiadas antes de serem tecidas. Esse processo confere às fibras uma tonalidade marrom natural, mas também podem ser tingidas em diversas cores.

Prós: como as fibras de juta vêm do caule da planta, e não das folhas, o material é maravilhosamente macio; quase parece lã.

Contras: Essa suavidade significa que também é o menos durável do grupo, tornando-o melhor para áreas de tráfego baixo e médio.

Limpeza e cuidados: Aspire regularmente e seque os respingos rapidamente.

Sisal
A palavra-chave do sisal é durabilidade. Feitas a partir da sisalana, ou agave, planta nativa do Brasil, México e África, as fibras de sisal são as mais resistentes do grupo (geralmente são usadas para fazer cordas e cordéis). Assim como a juta, o sisal pode ser tingido e vem em vários tons terrosos.

Prós: O sisal especialmente durável é ótimo para áreas de tráfego intenso.

Contras: As fibras de sisal são grossas, por isso são menos confortáveis sob os pés do que a juta. Eles tendem a ficar um pouco escorregadios com muito desgaste, então evite usar corredores de sisal nas escadas. E como o sisal é absorvente, manchas difíceis podem ser difíceis de remover.

Limpeza e cuidados: Aspire regularmente e remova os respingos rapidamente.

Algas marinhas
A grama marinha oferece uma abundância de textura. Cultivado em pântanos de água salgada, não é poroso e, portanto, é incrivelmente resistente à água. As fibras de ervas marinhas têm um leve brilho e geralmente começam com um tom verde claro que desbota para cáqui. Os tapetes de ervas marinhas são normalmente encadernados com algodão ou couro e forrados com látex, portanto, embora não sejam reversíveis, eles permanecem no lugar.

Prós: A erva marinha é resistente a manchas e incrivelmente durável. Também fica melhor sob os pés descalços do que o sisal, por isso é uma ótima opção para cozinhas e banheiros. A erva marinha cresce rapidamente e é fácil de colher, o que a torna uma escolha ecológica.

Contras: Como a maioria dos outros tapetes de fibra natural, os estilos de ervas marinhas não podem ser usados ao ar livre. Como as fibras não aceitam bem a tintura, as opções de cores são limitadas.

Limpeza e cuidados: Aspire regularmente e seque os respingos rapidamente.

About the Author

Leave a Reply

You may also like these