Como escolhemos e testamos
O jogo de tapete para banheiro e tapetes de banho estão entre os revestimentos de piso de maior tráfego em casa. Além dos conselhos que recebemos de especialistas em limpeza, usamos nosso bom senso para determinar os critérios mais importantes para um bom tapete ou tapete de banho:
absorve água de forma eficiente
seca relativamente rápido
lava bem (capaz de suportar ciclos de lavagem semanais ou quinzenais por alguns anos)
disponível em vários tamanhos (embora tenhamos nos concentrado no tamanho de 20 por 30 polegadas, que deve ser apropriado para a maioria dos banheiros)
disponível em opções de cores sólidas (já que muitas pessoas usam cortinas de chuveiro estampadas em seus banheiros)
recebe boas avaliações dos clientes e está amplamente disponível
Os tapetes tecidos são provavelmente os mais atraentes universalmente, pois são confortáveis para os pés, feitos para absorver bem e fáceis de limpar. Testamos tapetes de algodão e sintéticos. O algodão tende a absorver melhor, mas demora mais para secar, enquanto os sintéticos de poliéster ou náilon não absorvem tão bem, mas secam muito mais rápido.
Segurámos os tapetes de madeira que testamos com critérios ligeiramente diferentes. Esses tapetes não absorvem muita (ou nenhuma) água, por isso são ótimos para chuveiros externos ou banheiros com drenagem central. Eles também dão ao banheiro uma aparência limpa e elegante, e podem ser agradáveis aos pés se você não gostar da sensação encharcada dos tecidos molhados. Um tapete de madeira decente deve ser resistente, com alças de borracha na parte inferior para mantê-lo estável quando você pisa nele. Rejeitamos tapetes de madeira cujas avaliações frequentemente reclamavam de lascas, rachaduras, sangramento de cor (às vezes por causa de tinturas) e acabamentos lascados. Descobrimos que os tapetes de madeira geralmente eram feitos de bambu ou teca, mas não preferíamos estritamente um ao outro; a principal diferença é que as esteiras de bambu têm acabamento, e as de teca geralmente não.
Analisamos mais de 100 opções de lugares como Amazon, Bed Bath & Beyond, IKEA, Target, Crate and Barrel e L.L.Bean, e descobrimos que a maioria das lojas vendia versões muito semelhantes da mesma coisa. Em nossa análise inicial de mais de cem modelos, testamos os 27 com as melhores especificações e avaliações dos proprietários.
Lavamos e secamos todos os nossos tapetes de teste três vezes para avaliar a durabilidade e simular lavagens de um ou dois meses. Desqualificamos os tapetes que não resistiam (se, por exemplo, o revestimento antiderrapante se soltasse ou o tapete apresentasse desgaste), aqueles que não secassem completamente na secadora e aqueles que fossem desagradáveis ao pisar.
Levei para casa os tapetes e esteiras mais promissores para testes pessoais. Isso me deu uma boa noção de como os tapetes se encaixam no banheiro, em termos de estilo e tamanho. Observei quanto tempo os tapetes de tecido e espuma viscoelástica levavam para secar entre os banhos e como eles se sentiam sob os pés. Testei os tapetes de madeira jogando água repetidamente sobre eles e pisando neles para testar sua estabilidade.
Cuidado e manutenção
Depois de conversar com a Dra. Mona Gohara, professora clínica associada de dermatologia na Escola de Medicina de Yale e com os especialistas em limpeza da Procter & Gamble, podemos dizer quase definitivamente que a maioria das pessoas não lava seus tapetes de banho o suficiente.
Embora possa parecer que o seu tapete de banho está numa parte limpa da casa, na verdade não está. Além da umidade quase constante, os tapetes de banho absorvem inúmeras sujeiras enquanto ficam inofensivamente no chão do banheiro. Pele morta, areia de gato (se você tiver um gato dentro de casa), bactérias e spray de urina acabarão nas fibras do tapete de banho durante o uso regular do banheiro.
Pessoas que moram sozinhas provavelmente conseguirão lavar seus tapetes de banho a cada duas semanas, mas se você tiver duas ou mais pessoas em sua casa, recomendamos que você lave seu tapete de banho semanalmente. Pode parecer um exagero, mas quando você começa a pensar em toda a sujeira que vai parar no chão do seu banheiro, esse argumento se torna convincente. Certifique-se de ler as instruções de lavagem no tapete de banho. Principalmente se você tiver um tapete antiderrapante, seque em fogo baixo para evitar que o forro se desintegre. Na maioria dos casos, água quente e sabão em pó devem ser suficientes para higienizar o tapete de banho durante o uso regular. Mas se você tiver um fungo, como pé de atleta, ou um problema de mofo no banheiro, água sanitária ou vinagre podem ser boas alternativas de desinfecção.
Recomendamos limpar os tapetes de madeira com uma solução de água e vinagre branco, que possui propriedades desinfetantes. Também recomendamos limpar o chão sob o tapete de madeira a cada semana ou mais para eliminar qualquer água parada.