Muitos de nós sonhamos em ter nossa própria piscina no quintal, mas as piscinas têm preços significativos. Alguns proprietários acreditam que ter uma piscina plástico está além das suas possibilidades, mas não é necessariamente o caso. Piscinas de plástico oferecem uma forma altamente acessível de possuir uma piscina – mas serão boas soluções? Eles serão adequados ao propósito e oferecerão uma boa relação custo-benefício?
Aqui discutimos tudo o que você precisa saber sobre piscinas de plástico, desde as vantagens e desvantagens até os custos, e até mesmo algumas alternativas que você pode querer considerar.
O que são piscinas de plástico?
Quando pensamos em piscinas de plástico, a maioria de nós se lembra das piscinas infláveis em que nos divertíamos quando crianças. Embora ainda estejam no mercado, hoje em dia a piscina de plástico tornou-se algo grande o suficiente também para adultos, com tamanhos que variam até aproximadamente 4 metros x 2,11 metros. É facilmente grande o suficiente para um adulto nadar ou vários adultos relaxarem juntos na água.
Existe uma grande variedade de diferentes tipos de piscinas de plástico disponíveis. Começam com piscinas infláveis básicas, que são basicamente versões grandes de piscinas infantis. No entanto, os modelos tornam-se cada vez mais sofisticados à medida que se aumenta a gama, progredindo para piscinas de plástico com estrutura metálica e piscinas com estrutura totalmente em metal ou madeira, revestidas com plástico reforçado. As paredes da piscina são geralmente feitas de aço, revestidas com várias camadas de plástico para dar à piscina maior resistência e durabilidade.
No topo da linha de piscinas de plástico, você tem piscinas de vinil. Estas são piscinas acima do solo de qualidade relativamente alta, com um exterior geralmente feito de aço reforçado ou alumínio e um revestimento de vinil que retém a água. Algumas piscinas de vinil também podem ser instaladas totalmente enterradas se você quiser uma solução mais permanente.
Com tantos tipos diferentes de piscinas disponíveis, todas incluídas na categoria de piscinas de plástico, é essencial fazer uma pesquisa completa antes de decidir qual piscina certa comprar.
As vantagens e desvantagens das piscinas de plástico
A principal vantagem das piscinas de plástico é que elas são extremamente acessíveis, cabendo nos orçamentos da maioria das famílias australianas. Oferecem uma forma barata de aproveitar os benefícios da sua piscina no quintal, principalmente nos meses de verão, quando são a forma ideal de se refrescar nos dias de calor.
Além disso, as piscinas de plástico são altamente convenientes. A maioria é fácil de configurar e vem com tudo que você precisa, incluindo uma bomba de filtração. Seu quintal não precisa ser escavado e você mesmo pode montar uma piscina de plástico com bastante rapidez, oferecendo uma solução quase instantânea, sem a necessidade de construtores em sua propriedade. Devido ao seu peso leve e ao fato de ficarem no chão em vez de serem construídas no quintal, as piscinas de plástico também são altamente portáteis, então você pode levá-las facilmente se mudar de casa.
No entanto, existem várias desvantagens significativas nas piscinas de plástico. Eles não são particularmente duráveis, então você deve ter cuidado com eles, pois mesmo entrar ou sair da piscina de forma descuidada pode causar danos. As mais vulneráveis são as piscinas totalmente plásticas e infláveis, embora mesmo aquelas com estruturas metálicas fortes provavelmente não durem mais do que alguns verões.
Mesmo as piscinas de vinil, que podem custar quantias consideráveis de dinheiro, não são conhecidas pela sua resistência. Muitos vêm com kits de reparo para prolongar suas vidas, pois os revestimentos de vinil são propensos a rasgar e rasgar. Mesmo com uso moderado, o revestimento normalmente precisará ser substituído aproximadamente a cada cinco a sete anos, e isso nem sempre é barato.