Saber escolher um amolador de facas e utilizá-lo é uma habilidade essencial que qualquer chef profissional ou cozinheiro doméstico deve possuir. Além disso, afiar sua faca regularmente permitirá que você faça seu trabalho de cozinha com mais precisão e menos esforço. Embora possa parecer contraditório, uma faca afiada é muito mais segura de usar do que uma lâmina cega que esmaga alimentos e vegetais em vez de cortá-los com precisão com movimentos mais fáceis e fluidos exigidos de sua parte.
Tipos
Existem diferentes tipos de amoladores de facas para escolher, incluindo elétricos, manuais, pedras de amolar, etc. Os amoladores manuais fornecem a maneira mais fácil e econômica de afiar suas facas. A grande vantagem desses tipos de amoladores é que eles têm dois lados – o lado fino e o lado grosso. Além disso, são muito simples de usar. Basta pegar uma faca de cozinheiro que você estabiliza na bancada enquanto a passa por uma das ranhuras abrasivas, afiando os dois lados da lâmina ao mesmo tempo. Essas facas são ótimas para cozinhas e fornecedores movimentados, pois oferecem uma maneira rápida e fácil de afiar sua lâmina para ficar como nova. Eles são ótimos para chefs viajantes, pois não ocupam muito espaço, o que os torna fáceis de embalar e carregar.
Comparados a estes, os amoladores de faca elétricos têm características semelhantes, mas utilizam discos abrasivos motorizados, rodas ou correias flexíveis que giram contra a lâmina para afiar a faca à medida que você a move suavemente pela máquina. Portanto, eles são considerados muito mais potente e preciso do que os afiadores de facas manuais e também mais caro. Muitos modelos apresentam dois ou três níveis de abrasão.
Pedras de amolar, também chamadas de pedras de amolar, também são uma ótima alternativa para afiar facas muito cegas. São blocos retangulares ou ovais com um lado de grão grosso e um lado fino. Essas pedras são consideradas um método de afiação tradicional e vêm em muitos estilos com mais graus de aspereza. Usá-los é muito simples. Você só precisa segurar a faca horizontalmente no ângulo correto enquanto a passa pela pedra. Pode ser necessário fazer vários passes para frente e para trás sobre a superfície da pedra antes que sua faca fique completamente, Além disso, o uso de óleos minerais para lubrificar a superfície da pedra de amolar também é recomendado, pois isso facilitaria a passagem da lâmina da faca sobre a pedra, além de evitar que as aparas de aço obstruíssem os poros da pedra.
Funcionalidade e durabilidade
Tendo mencionado todos esses aspectos até agora, você deve ter formado uma imagem em sua mente de que tipo de apontador você precisa. O aspecto mais importante a considerar são seus recursos de funcionalidade e durabilidade. Os melhores tipos de apontadores geralmente apresentam múltiplas arestas de nitidez para que você pode dar vida a facas cegas ou danificadas. Além disso, você precisa escolher aquelas que vêm com recursos de segurança, que devem proteger seus dedos de serem cortados enquanto afia a lâmina da faca. Como existem toneladas de amoladores no mercado que não Por não apresentar nenhum recurso de segurança incluído, preste atenção para não acabar comprando alguns deles.
Tamanho
Embora o tamanho do apontador não afete sua capacidade de afiar, ele desempenha um papel importante na forma como você o armazena. A maioria dos tipos de pedras e apontadores manuais são leves, possuem tamanho pequeno, que podem ser guardados dentro de uma gaveta ou levados. Com você. Comparados a eles, os elétricos ocupam muito mais espaço por terem dimensões maiores. Portanto, você precisa considerar suas necessidades e o aspecto de portabilidade antes de decidir fazer uma compra.