Os entupimentos do banheiro acontecem, e manter a melhor ferramenta para o trabalho à mão eliminará o problema rapidamente e evitará visitas dispendiosas ao encanador. Os convidados também vão agradecer, mesmo que nunca mencionem isso.
Para obter conselhos de especialistas sobre a maneira correta de mergulhar no
desentupidor de vaso, conversamos com o encanador Toni Shala, da Rite Plumbing and Heating, na cidade de Nova York; Jeffrey Kertanis, que trabalha como encanador escolar para o conselho de educação em Vernon, Connecticut; e Doug Mahoney, redator sênior da Wirecutter e autor de nosso guia para o melhor desentupidor de vaso sanitário.
Quanto tempo isto irá levar?
Idealmente, não mais que cinco ou 10 minutos. Um encanador nos disse que, se a queda persistir, é hora de experimentar uma cobra sanitária ou chamar um especialista.
Banheiros 101
Todos os vasos sanitários com descarga inferior têm uma parte interna chamada sifão, que é um caminho curvo no tubo de saída projetado para reter a água e impedir que os gases do esgoto escapem para sua casa. Mas essas curvas fechadas podem criar um problema de fluxo de tráfego, especialmente para itens sólidos. Não é de surpreender que seja aqui que ocorre a maioria dos entupimentos dos vasos sanitários.
Se a água estiver subindo no vaso sanitário depois de você dar descarga, feche rapidamente a água do vaso sanitário para evitar bagunça: basta levantar a tampa do tanque e puxar a bóia para cima ou girar no sentido horário na válvula angular pelo chão.
Use o êmbolo certo
Os êmbolos projetados para vasos sanitários têm uma aparência distintamente diferente do estilo de meia xícara de um desentupidor de pia e banheira. Os êmbolos de vaso sanitário têm uma flange estreita na extremidade que ajuda a garantir um ajuste mais justo ao redor do fundo da tigela.
Em nosso guia para o melhor desentupidor de vaso sanitário, Doug construiu um modelo transparente de ralo de vaso sanitário e enfiou uma bola de espuma no sifão para simular um cano entupido. Nenhum êmbolo superou o êmbolo Korky 99-4A Max Performance.
A alça em T distinta do êmbolo Korky alinha naturalmente seu braço conforme você mergulha, tornando mais fácil usar um golpe poderoso com menos tensão no pulso do que você conseguiria com uma alça reta típica. O êmbolo Korky foi capaz de mover a bola de espuma pelo tubo a uma taxa de 5 a 7 centímetros por mergulho. Nenhum dos outros êmbolos conseguiu movê-lo. Você pode ler mais sobre o processo de teste de Doug em seu guia, mas basta dizer que o Korky 99-4A Max Performance Plunger é aquele que queremos ter em mãos em caso de emergência.
Korky faz uma versão que vem com um suporte projetado para segurar o êmbolo, mas Doug descobriu que a bandeja coletora de suporte universal para êmbolo MAXClean se ajusta melhor e é mais fácil de limpar.
Como mergulhar
Um êmbolo pode parecer uma ferramenta bastante intuitiva de usar, mas existe um processo que torna o trabalho muito mais eficaz.
Primeiro, encha o copo do êmbolo com água antes de começar a mergulhar, porque você deseja usar a pressão da água para desalojar o entupimento. Se o copo estiver cheio de ar, seu primeiro impulso provavelmente resultará em uma rajada de ar saindo das laterais do copo, causando respingos desordenados.