É o pior medo de todo homem. Você está na casa de alguém, termina de fazer suas tarefas e dá a descarga, mas em vez de descer, a água sobe junto com o que você acabou de depositar na tigela. Você ficaria paralisado de pânico naquele momento? Ou você sabe o que fazer?
Felizmente, desentupir um desentupidor de vaso não é nada difícil. Mesmo os tamancos mais difíceis podem ser resolvidos com facilidade. Para nos ajudar a aprender como desentupir um vaso sanitário com eficácia, liguei para Rod, da Roto-Rooter, e peguei as informações. Aqui está seu conselho fácil de seguir.
1. Evite que o vaso sanitário encha.Se parecer que a água pode transbordar do vaso sanitário, Rod sugere tirar a tampa do tanque o mais rápido possível e fechar a tampa do vaso sanitário. A melindrosa libera água do tanque para a tigela. Parece, bem, uma melindrosa. Se você está preocupado com a possibilidade de sua descarga se transformar em uma inundação, tire a tampa antes de puxar o gatilho. Então você pode manter uma mão perto da melindrosa enquanto as outras mãos empurram o flusher. No minuto em que parecer que a água está subindo, você estará pronto para parar o dilúvio.
2. Obtenha o êmbolo certo
Depois que o desastre for evitado, é hora de desembainhar o êmbolo. Para usar um êmbolo com eficácia, você precisa de uma boa vedação entre ele e o vaso sanitário. Os êmbolos funil são os melhores para isso. Eles são aqueles com um flange, ou peça adicional, estendendo-se pela parte inferior do copo de borracha.
3. Aqueça seu êmbolo
Os êmbolos rígidos e duros não funcionam tão bem quanto os macios e flexíveis. Passe o êmbolo em água quente antes de usá-lo. Isso amolecerá a borracha, o que ajudará você a obter uma melhor vedação no vaso sanitário.
4. Mergulhe corretamente
Cole o êmbolo na tigela e use-o para formar uma vedação sólida sobre o orifício de saída. Rod disse que a maioria das pessoas se concentra apenas no impulso para baixo ao mergulhar. Mas o retrocesso é igualmente importante. Dê algumas boas pinceladas para cima e para baixo com o êmbolo e dê descarga. Se a água sair do vaso sanitário, você o desentupiu com sucesso. Se o vaso sanitário começar a transbordar novamente, basta fechar a válvula para impedir que a água entre na bacia. Repita a sequência de imersão e lavagem até que o entupimento desapareça.
5. Truque secreto do encanador: adicione água quente e detergente para lava-louças.
Adicione algumas xícaras de água quente ao vaso sanitário antes de começar a mergulhar. Depois de colocar a água quente, deixe descansar por alguns minutos. Para dizer o mínimo, o calor ajuda a quebrar as coisas. Isso tornará muito mais fácil desentupir o vaso sanitário com o desentupidor. O calor da água quente às vezes pode quebrar o entupimento sem afundar, então esta pode ser uma boa tática a ser usada se você entupir um banheiro na casa de um amigo e não quiser enfrentar o constrangimento de pedir um desentupidor.
Além disso, tente adicionar um pouco de detergente para lava-louças à mistura. O sabão também pode ajudar a desobstruir o entupimento.
6. Outro truque secreto do encanador: use bicarbonato de sódio e vinagre
Outro truque para desentupir banheiros vem do seu projeto elementar de feira de ciências. Despeje uma xícara de bicarbonato de sódio no vaso sanitário entupido e despeje lentamente uma xícara de vinagre na tigela. A reação química e a efervescência podem ajudar a quebrar a obstrução.
Não tem êmbolo? Não deixe de conferir nosso artigo sobre como desentupir um vaso sanitário sem desentupidor.
Para tamancos mais difíceis, use uma broca
Se o êmbolo não funcionar, Rod diz que é hora de estourar a broca do vaso sanitário. Uma broca é um dispositivo semelhante a um cabo que você passa pelo buraco do vaso sanitário para ajudar a soltar um entupimento. Você pode encontrar brocas na maioria das lojas de ferragens.