Assentos de treinamento potty são extremamente úteis, mas não farão todo o trabalho para você. Aqui estão algumas dicas de treinamento para usar pinico infantil para ajudar a orientá-lo durante o processo.
Evite pressionar seu filho. Antes de iniciar o processo de treinamento para usar o penico, certifique-se de que seu filho esteja realmente pronto para isso. “Não importa qual assento você escolha ou quanto equipamento você compre, se eles não estiverem prontos para usar o penico, isso pode resultar em uma verdadeira luta pelo poder, prolongando o processo”, diz Brown. Não os pressione a usar o penico, pois o tiro sairá pela culatra.
Dê-lhes escolhas. Tanto Brown quanto o Dr. Amin sugerem oferecer pelo menos dois tipos diferentes de penicos. Isso dá às crianças uma sensação de controle e elas podem preferir um ao outro.
Adicione um banquinho à mistura. Isto é especialmente importante se você usar um assento sanitário. “Um banquinho ou degraus são realmente importantes para ajudar na segurança, independência e mecânica corporal adequada”, diz o Dr.
Use lenços umedecidos em vez de papel higiênico. Brown sugere começar com lenços umedecidos em vez de papel higiênico, já que é a essa sensação que as crianças estão acostumadas. “Quando grandes mudanças estão acontecendo, pode ser útil manter o máximo possível”, diz Brown. “Ajuda os pequenos a se sentirem mais confortáveis.” Recomendamos o uso de lenços descartáveis, mas você também pode jogar os descartáveis no lixo.
Mantenha o assento confortável. Se o seu filho se sentir desconfortável, ele não vai querer usar o penico. Escolha um modelo ergonômico e inspecione o assento escolhido antes de apresentá-lo ao seu filho. “Esteja atento às bordas afiadas de plástico”, alerta Swaney. “Isso acontece de vez em quando com a fabricação.” Ela recomenda passar o dedo por todas as bordas e alisar as bordas plásticas ásperas com uma lixa.
Suas perguntas, respondidas
É melhor usar um penico ou assento sanitário para treinar o penico?
Em última análise, isso se resume a uma questão de preferência pessoal. “Algumas crianças preferem a cadeira de treino porque é menos intimidante do que subir na ‘grande’ sanita”, diz o Dr. Por outro lado, algumas crianças preferem um assento sanitário, pois isso os faz sentir-se adultos, acrescenta ela. Fornecer ambas as opções é uma maneira útil de dar ao seu filho algum controle sobre o processo e encontrar a solução que funciona melhor para ele. Lembre-se de que usar um assento sanitário deixa as crianças mais acostumadas com o vaso sanitário do que com o penico.
Como saber quando seu filho está pronto para começar a usar o penico?
Às vezes, os sinais de que seu filho está pronto para usar o penico são claros, e às vezes não. De acordo com Brown, o maior indicador de que uma criança está pronta para usar o banheiro é que ela está pedindo para usar o banheiro. Tenha em mente que todas as crianças atingem marcos em momentos diferentes, e tentar forçar o processo de treinamento para usar o penico pode sair pela culatra. “Se tentarmos forçar as crianças a usar o penico e elas não estiverem prontas, isso pode criar uma recusa total de usar o penico e prolongará o processo”, diz Brown. Além disso, de acordo com o Dr. Amin, outros sinais incluem:
Maturidade da bexiga, o que significa que podem permanecer secos por longos períodos durante o dia.
Movimentos da bexiga mais previsíveis e ausência de evacuações na fralda pela manhã.
Andar, empurrar e puxar a roupa para baixo, sentar-se e levantar-se ou subir no banco ou escada para chegar ao assento do vaso sanitário.
Dicas verbais, como dizer que eles colocaram a fralda ou que precisam ir.
Sinais não-verbais, como grunhir para fazer cocô ou puxar a fralda.
Qual é a idade média para treinar seu filho para usar o penico?
Geralmente, o treinamento para usar o penico tende a começar entre os 2 e os 3 anos de idade, embora alguns possam estar prontos para começar já aos 18 meses de idade, enquanto outros podem preferir esperar até os 3,5 anos de idade, diz o Dr.
No entanto, toda criança está pronta para começar a usar o penico em idades diferentes, enfatiza o Dr. Portanto, é fundamental observar quaisquer sinais de prontidão que seu filho esteja mostrando. “Acompanhar a prontidão do seu filho ajuda a evitar regressões quando começa muito cedo e lutas pelo poder quando começa mais tarde”, explica ela.