Não estamos exagerando quando dizemos que saber escolher um tapete de barbante pode fazer ou quebrar o esquema de um ambiente – principalmente em uma sala de estar. Os tapetes adicionam instantaneamente design, textura e conforto a qualquer espaço, mas com tantas opções para escolher, há muito a considerar ao comprar o tapete perfeito.
Reunimos algumas dicas úteis de design de interiores que explicam como escolher um tapete perfeito para o seu ambiente, em termos de tamanho, formato, cor e trama.
Se você não conhece a pilha cortada da trama plana ou a lã do sisal, este guia também o ajudará a navegar com facilidade no processo de compra de tapetes.
Como escolher um tapete
Escolher um tapete não é tão simples como gostar do seu design – há muitas considerações a ter em conta.
‘Os tapetes são uma parte extremamente importante de qualquer esquema. A suavidade e a sensibilidade acústica que oferecem, juntamente com a cor, o design e a textura, tornam-nos indispensáveis em áreas com pisos de pedra ou madeira”, afirma Jo Littlefair, do designer de interiores Goddard Littlefair.
Aqui, com a ajuda de especialistas em tapetes, orientamos você através deles.
Como escolho um tapete para minha sala?
O elemento mais importante na escolha de um tapete para sala é acertar no tamanho. Um tapete de sala terá menos sucesso se ficar isolado no meio da sala – parecerá pequeno demais para o espaço, que então parecerá menos coeso. Idealmente, um tapete de sala de estar deve ser pelo menos 15 polegadas mais longo que o seu sofá e largo o suficiente para poder ficar logo abaixo das pernas dianteiras do sofá e alcançar toda a largura da sala para que pareça equilibrado no espaço.
Escolher um tapete para sala de estar também pode ser o primeiro passo na escolha de um esquema de cores – algo a ter em mente ao procurar ideias de sala de estar para inspirar um redesenho.
‘Os tapetes são fundamentais para a visão do design desde o início, certamente não devem ser considerados tardios, pois podem fundamentar os móveis ou criar um momento em um espaço maior’, aconselha Charu Gandhi, fundador e diretor da Elicyon.
A artista plástica e especialista em tecidos Lady Deirdre Dyson, que projeta tapetes contemporâneos há mais de duas décadas, vê os tapetes como peças de arte e considera a colocação de móveis sobre eles muito importante. ‘Os tapetes devem ser vistos e não escondidos. Prefiro mesas de centro de vidro para que o carpete ainda fique visível”, diz ela.
Como escolho a cor do tapete?
“Como diz Charu Gandhi, os tapetes precisam ser escolhidos logo no início do processo de planejamento e design, assim como o tipo ou cor do piso”, diz Lucy Searle, editora-chefe de Casas e Jardins. ‘Um tapete, assim como o piso, serve como sua “quinta parede”, o que significa que pode ser o elemento da sala que inspira o esquema de cores – portanto, escolher a cor de um tapete é essencialmente o mesmo processo que escolher a cor da parede.
‘Para abordar isso da melhor maneira possível, considere primeiro a atmosfera que deseja criar – os tapetes escuros farão com que os quartos pareçam mais escuros, menores e mais aconchegantes, os tapetes claros farão com que a sala de estar pareça mais clara e maior. Em seguida, considere a orientação da sala para obter a tonalidade correta – salas ensolaradas podem ter cores mais frias, enquanto salas com falta de luz se beneficiarão de tons mais quentes.