Como escolher um tapete de barbante – 20 dicas de especialistas(4)

13. Escolha uma trama plana para uma aparência autêntica
Tapetes de trama plana – muitas vezes chamados de kilims – são tramas de tapeçaria que datam do século IV. As tramas planas são feitas entrelaçando fios de urdidura e trama, criando um desenho idêntico em ambos os lados. Esses tapetes de barbante são leves e muitas vezes reversíveis. O perfil ultrafino torna as tramas planas populares para cozinhas e jardins de inverno.

tapete de barbante

14. Use materiais naturais – mas escolha o caminho certo
Os tapetes estão disponíveis em vários materiais e existem prós e contras para todos. Ao analisar como escolher o tapete certo, considere qual material é mais adequado para o ambiente que você está comprando.

Lã: Os tapetes de lã são resistentes e duráveis, isolam o calor e têm um toque premium, tornando-os ideais para corredores, salas de estar e salas de jantar. Pobres em ambientes sujeitos à umidade, os tapetes de lã devem ser evitados em banheiros e cozinhas.

Seda: Os tapetes de seda são extremamente macios e possuem fibras luxuosas e resistentes a rasgos para adicionar brilho. A seda é geralmente mais cara do que materiais alternativos e pode ser difícil de limpar, mas se você procura luxo, os tapetes de seda são um ótimo complemento para salas de estar e quartos.

Couro: Os tapetes de couro são macios e duráveis, muito fáceis de limpar e muitas vezes resistentes a manchas, embora não possam ser usados em ambientes úmidos. Se você está procurando uma peça única, um tapete de couro pode fazer uma verdadeira diferença em uma sala de estar ou escritório doméstico.

Pele de carneiro: Naturalmente, os tapetes de pele de carneiro são incrivelmente fofos, quentes e macios, tornando-os perfeitos para quartos e algumas salas de estar. Por ser 100% natural, recomenda-se a lavagem a seco profissional.

Algodão: Os tapetes de algodão são fortes, estáveis e possuem fibras macias, o que significa que funcionam bem em quase todos os cômodos da casa, incluindo cozinhas e salas de jantar. Os tapetes de algodão têm tendência a ficar feltrados com o tempo e podem atrair facilmente a sujidade – mas não deixe que isso o desencoraje, pois geralmente são fáceis de lavar.

15. Fonte de materiais sintéticos para durabilidade
Chenille: Os tapetes de Chenille estão disponíveis em algodões naturais, bem como em materiais sintéticos. Chenille é um material espesso e pesado com uma pilha luxuosa, perfeito para salas de estar – embora deva ser evitado em áreas de tráfego intenso.

Sintéticos: Os tapetes sintéticos são bons e duráveis, versáteis; eles são baratos, fáceis de limpar e geralmente resistentes ao desbotamento e manchas. No geral, os tapetes sintéticos não têm a mesma qualidade e toque dos materiais naturais, mas são adequados para todos os cômodos da casa.

Polipropileno: O polipropileno é a opção mais resistente a manchas, além de ser resistente ao desbotamento e extremamente durável, tornando o material uma escolha popular para tapetes em salas de jantar, salas de estar, quartos e corredores. Embora sejam excelentes e versáteis, as fibras de polipropileno tendem a ficar emaranhadas e esmagadas com o tempo.

Viscose: Os tapetes de viscose têm muitas semelhanças com os tapetes de seda, mas por uma fração do preço. Macios ao toque, com toque de seda e brilho sofisticado, os tapetes de viscose funcionam bem em salas de estar e quartos, mas devem ser evitados em áreas de tráfego intenso e ambientes suscetíveis à água e umidade.

16. Escolha materiais à base de plantas para serem ecologicamente corretos
Sisal: Os tapetes e tapetes de sisal são uma escolha prática para qualquer lugar da casa, o que os torna uma escolha popular para cozinhas, corredores e jardins de inverno. O sisal é cultivado em forma de planta na América do Sul e na África e é antiestático com uma textura ligeiramente áspera. Embora seja fácil de manter, o sisal pode ser difícil de limpar.

Juta: Os tapetes de juta são feitos de plantas de juta, cultivadas na Ásia e são uma escolha popular para cozinhas, áreas de serviço e conservatórios. Embora mais macia ao toque do que o sisal, a juta é um pouco menos durável e, portanto, não é uma ótima opção para áreas de grande movimento da casa.

About the Author

Leave a Reply

You may also like these