Como escolher luminária para banheiro teto do seu banheiro(2)

Para determinar a “temperatura” da iluminação, observe a precisão da cor, ou índice de reprodução de cores (CRI), e a cor da luz (medida em Kelvins) na embalagem da lâmpada. Muitos designers de interiores recomendam uma cor de luz para banheiro entre 3.500 Kelvin e 4.000 Kelvin porque imita melhor a clareza e a qualidade da luminária para banheiro teto, ajudando a reduzir o tom azulado que pode alterar nossa percepção das cores em luz mais brilhante. Um CRI entre 80 e 98 permitirá que você veja a gama natural de cores como as veria na luz do dia, sem um brilho forte distorcendo a cor.

luminária para banheiro teto

Quando se trata da temperatura da cor do banheiro, lembre-se de que a iluminação com temperatura mais quente tende a ser mais favorável. Reduz sombras e combina clareza de cores, escondendo manchas. Também é mais relaxante, como as cores quentes da luz das velas, e tem menos probabilidade de machucar os olhos. Com uma luz próxima da cor branco-azulada da luz do dia, as sombras são mais prováveis, as diferenças de tonalidade terão um contraste mais forte e as cores refletirão mais brancas.

Direção da luz
Dispor a iluminação em camadas significa trazer diferentes tipos de luminárias para operar em coordenação entre si para atender às diferentes necessidades do espaço. Ele permite que você tenha certeza de que todas as áreas de uma sala estão devidamente iluminadas, independentemente da sala ou da demanda. Esses conceitos se aplicam ao banheiro multifuncional tanto quanto a qualquer outro lugar.

Iluminação ambiente
Esta luz suave e brilhante irradia de paredes, tetos e outras superfícies reflexivas de cores claras para iluminar toda a sala. Essas luminárias emitem muita luz em todas as direções, em um espaço maior, sem serem muito brilhantes. A luz ambiente em ambientes de banheiro geralmente vem de luminárias de parede colocadas acima do nível dos olhos, como arandelas de parede, ou luzes suspensas com cortinas difusas, como montagens embutidas.

Iluminação de tarefas
Com luz brilhante, direta e descendente, aplicada exatamente onde é necessária, a iluminação de tarefas é fornecida por fontes de luz, como trilhos ou luzes embutidas. Eles geralmente podem ser ajustados para apontar para a superfície de trabalho ou para refletir em outras superfícies.

Iluminação de destaque
A iluminação de destaque utiliza luz suavizada, refletindo-a em outras características da superfície para destacar ou alterar o impacto visual do ambiente. Com técnicas de iluminação ascendente e descendente, a iluminação de realce pode enfatizar as sombras para adicionar profundidade, fazendo com que uma sala pareça mais alta ou mais aberta.

Iluminação Decorativa
Assim como a iluminação de realce, a iluminação decorativa usa luz para dar ênfase ao design de uma sala. As arandelas de parede podem fornecer designs exclusivos, enquanto holofotes e fitas de iluminação são frequentemente usados para chamar a atenção para obras de arte e outros elementos criativos específicos.

Para colocá-los em funcionamento em seu próprio banheiro, comece pelo básico:

Combine iluminação embutida com arandelas ou pendentes, ou uma luminária sobre o espelho, para adicionar iluminação ambiente.
Para auxílio na arrumação e maquiagem, você tem diversas opções, desde espelhos iluminados ou armários de remédios, até faixas de parede e arandelas.
Por segurança, considere uma luz embutida e úmida sobre o chuveiro ou banheira.
Para fazer um ambiente parecer mais alto ou mais aberto, use tiras de LED sob espelhos ou prateleiras para adicionar profundidade através da sombra.
Cada área da sala tem uma finalidade diferente e pode se beneficiar de um tipo diferente de iluminação; portanto, pense no layout e na finalidade enquanto considera suas escolhas de iluminação.

O tamanho leve é importante
Lembre-se, o objetivo é iluminar o rosto, e não criar sombras desagradáveis, então use as luzes com sabedoria. Existem alguns truques visuais que você pode usar para aproveitar ao máximo o layout da iluminação do seu banheiro.

Ao colocar uma luz sobre o espelho de cortesia (ou espelhos

Centralize a luz acima da pia para ajudar a garantir que a luz se disperse uniformemente pelo rosto.
A luz deve ser instalada entre 75” e 78” do chão. (Para ajudar a manter o brilho longe dos olhos do visitante mais alto.)
Procure uma luminária que tenha cerca de 25% a 50% da largura do espelho. Para a maioria dos espelhos de cortesia, você provavelmente pode começar com uma luz com cerca de 24” de largura.
Para uma penteadeira com várias pias, opte por uma luminária menor sobre o espelho acima de cada pia. Isso não apenas adiciona um aumento de luz, mas também faz com que o ambiente pareça maior.

Ao colocar luminárias nas laterais do espelho (ou espelhos
A iluminação lateral deve ser instalada ao nível dos olhos.
Uma arandela de parede ou tocha deve ser instalada de 60” a 66” acima do chão.
Quando possível, centralize a iluminação ao longo da altura média do espelho.
Para evitar sombras ou pontos brilhantes, afaste as luzes de 24” a 28” de outras luminárias.

By Tânia

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *