Guia de luminária para banheiro teto: iluminação de chuveiro e penteadeira

Quando se trata de iluminação interior, luminária para banheiro teto provavelmente recebe menos consideração de todos os cômodos da casa. O cliente médio que conheço não pensa em investir lá – guarde para a sala de estar ou cozinha, dizem. Vejo muitos banheiros com espelho ou iluminação inadequada. Frequentemente, há apenas uma única luminária de teto que supostamente faz tudo.

luminária para banheiro teto

A melhor iluminação para seu banheiro ajuda a criar um lugar para relaxar e recarregar energias. E quando bem feito, a recompensa é grande. Afinal, esta é a sala onde você começa e termina o seu dia.

Que tipo de iluminação é melhor para o banheiro?
Um bom plano de iluminação consiste em uma série de camadas – colocar bastante luz onde for necessária para tomar banho, fazer a barba ou se maquiar, por exemplo, enquanto outras fontes de luz melhoram o clima geral do ambiente.

Iluminação de tarefas
Luminárias de vaidade
A iluminação personalizada recebe a maior consideração porque essas luminárias funcionam mais para iluminar a cabeça e o rosto para a preparação. O erro mais comum que as pessoas cometem é colocar luminárias embutidas no teto diretamente sobre o espelho. Eles lançam sombras no rosto, dificultando os rituais diários de higiene.

Luminárias verticais ou arandelas montadas em ambos os lados do espelho são melhores para lançar uma luz uniforme no rosto.

Mas dado o tamanho e posicionamento de alguns espelhos de cortesia, as luzes laterais podem ser impraticáveis (montá-las diretamente no espelho é sempre uma opção, mas com maior planeamento e custo). Só então sugiro um acessório para o espelho. Ele deve ser colocado de 75 a 80 polegadas acima do chão e, como toda iluminação interna, conter pelo menos 150 watts – de preferência distribuídos em uma luminária com pelo menos 60 centímetros de comprimento para que a luz inunde uniformemente o cabelo e o rosto.

Iluminação do chuveiro
O chuveiro é uma área secundária de iluminação de tarefas. Em banheiros menores, se o box tiver porta de vidro transparente, pode não ser necessária uma luminária dedicada. Caso contrário, recomendo uma luz embutida com lente de vidro (o plástico ficará amarelo). Luminárias embutidas semelhantes funcionam bem em uma banheira independente ou no vaso sanitário.

Iluminação ambiente
Esta luz de “preenchimento” serve como substituto da luz natural. Na maioria das vezes, é fornecido por uma luminária central, geralmente uma luz de teto montada na superfície. Encorajo os clientes a pensarem de forma mais criativa nas suas escolhas, sugerindo que considerem uma luminária pendente ou um lustre. Outra opção é a “iluminação cove” – luzes de corda escondidas atrás de uma moldura que cai vários centímetros abaixo da altura do teto – que adiciona um brilho suave ao redor do perímetro da sala.

Iluminação de destaque e embutida
Um pequeno holofote embutido direcionado a uma obra de arte decorativa ou uma bela pia de lavabo cria outra camada de luz no banheiro. Da mesma forma, um chuveiro embutido pode ser inclinado (a maioria pode ser inclinada até 35 graus na instalação) para destacar belos azulejos ou acessórios e fazê-los brilhar.

Iluminando a vaidade da maneira certa

Ian Worpole
Para eliminar sombras sob o queixo, olhos e bochechas, as luminárias devem ser montadas em ambos os lados do espelho de maquilhagem (ou na superfície do espelho, se for grande), com 36 a 40 polegadas de distância.

O centro de cada acessório deve estar aproximadamente no nível dos olhos ou cerca de 66 polegadas acima do chão. Isso garantirá uma iluminação uniforme em todo o rosto para a limpeza.

Como escolher as lâmpadas certas para o banheiro
Uma luz branca nítida tende a reproduzir os tons de pele com mais precisão. As lâmpadas halógenas definem o padrão ouro. As variedades de baixa tensão (com um transformador embutido que converte 120 volts em 12 volts) são especialmente compactas, e a lâmpada menor proporciona um belo efeito cintilante.

As lâmpadas halógenas custam alguns dólares a mais do que as incandescentes convencionais, mas podem durar três vezes mais. Muitos apresentam bases aparafusadas; aquelas rotuladas como base média (MB) têm o formato de incandescentes padrão, portanto, cabem na maioria das luminárias. As mais novas lâmpadas fluorescentes compactas também oferecem boa reprodução de cores e são até 10 vezes mais eficientes que as lâmpadas incandescentes normais.

Incluir luzes dimmer
Eles são os melhores amigos do designer de iluminação porque garantem controle absoluto sobre a iluminação e, portanto, o clima do ambiente. Em um espaço muito pequeno, como um lavabo, diminuir a intensidade das luminárias pode até fornecer iluminação multifuncional, ambiente e de realce. Além disso, os dimmers conservam energia. A economia total depende de quanto você escurece a lâmpada, mas uma lâmpada com apenas 10% de intensidade durará o dobro do tempo de uma lâmpada com brilho total.

Os dimmers atuais funcionam para todos os tipos de fontes de luz, mas você precisa saber o que pedir. Uma fonte de luz incandescente ou halógena de 120 volts precisará de um dimmer incandescente, enquanto as luminárias de baixa tensão e fluorescentes exigem seus próprios dimmers compatíveis. Ocasionalmente, lâmpadas esmaecidas irão zumbir enquanto o filamento vibra. Mudar para uma lâmpada de menor watt (que possui um filamento menor) deve reduzir ou até eliminar o ruído.

By Tânia

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *