Ideias para luminárias de teto: como escolher luminária para banheiro teto

Luzes de teto, ou luminária para banheiro teto com o teto, em oposição a luzes suspensas como pendentes ou lustres, são os heróis frequentemente desconhecidos da categoria de iluminação ambiente. Embora certos cômodos possam fazer uso da iluminação ambiente de outros tipos de luminárias, cada casa possui áreas onde as luzes de teto são a melhor (e às vezes a única) luminária para o trabalho.

luminária para banheiro teto

O melhor método para estratificar a luz de forma eficaz em qualquer ambiente envolve misturar e combinar diferentes tipos de luminárias para criar um design de iluminação que atenda a todas as necessidades daquele ambiente. Cada sala precisa de uma combinação cuidadosa de iluminação ambiente, iluminação de tarefas e iluminação de realce.

• A iluminação de tarefas, muitas vezes realizada por pendentes ou candeeiros de pé ajustáveis, direcciona a luz directamente para o seu espaço de trabalho.

• A iluminação de realce, como luzes de quadros, chama a atenção para a decoração exclusiva e as características arquitetônicas do seu quarto.

• A iluminação ambiente, incluindo luzes de teto, cria uma camada base de luz que preenche e ilumina um ambiente. Quando uma sala tem a iluminação ambiente geral adequada, as outras camadas de iluminação tornam-se mais eficazes e a sala é muito mais agradável de usar, uma vez que as sombras fortes e o cansaço visual são reduzidos.

Com as dicas apresentadas neste guia, você pode encarar seu projeto de iluminação mais recente como um profissional e identificar exatamente que estilo de luminária de teto você precisa e a melhor colocação de luminária de teto para cada cômodo da sua casa!

Tipos de luzes de teto
Superficialmente, as luzes de teto apresentam uma solução simples e descomplicada para as necessidades de iluminação ambiente. Mas alguns erros comuns podem deixar seu ambiente escuro e sem inspiração, e podem tornar sua busca por uma luz de teto inesperadamente difícil. Conhecer as diferenças entre os tipos de luminárias de teto o ajudará a escolher a luminária de teto mais adequada ao seu espaço.

Luzes de montagem embutida vs. Luzes de montagem semi-embutidas
Existem dois tipos principais de luminárias de teto: luminárias de teto embutidas e luminárias de teto semi-embutidas. As luzes de teto embutidas são luminárias instaladas com pouco ou nenhum espaço entre o corpo da luz e o teto – daí o nome. As luminárias de teto semi-embutidas são montadas com um espaço entre o corpo da luminária e a cobertura; eles geralmente são suspensos por uma corrente curta ou haste e podem dar o efeito de um lustre ou lanterna. Ambos são tipos de luzes próximas ao teto que fornecem iluminação ambiente para uma sala, mas cada tipo de luminária é mais adequada para uma tarefa e tipo de sala específicos.

• Quando usar montagens embutidas: Pode haver uma sobreposição significativa na função desses acessórios, mas uma boa regra é usar acessórios de montagem embutida em salas com tetos de 2,5 metros. A menos que o acessório tenha menos de 12 ”de altura, os acessórios de montagem semi-embutida podem representar um risco à segurança em salas com tetos baixos, o que significa que tendem a ser melhores em salas com tetos de três e três metros. Devido à forma como a luz se difunde por uma sala, montar uma luminária embutida em um teto de três metros pode, na verdade, proporcionar um efeito de escurecimento à luminária porque a luz está posicionada muito acima do chão. As luminárias semi-embutidas diminuem a luz e têm o benefício adicional de lançar luz para o teto, o que pode tornar todo o ambiente mais claro.

• Quando usar montagens semi-embutidas: Como as luzes de montagem semi-embutida são montadas usando uma corrente ou haste, há uma série de situações que as tornam uma escolha mais útil e eficiente para sua sala do que as luzes de montagem embutida. Além de serem perfeitos para salas com pé direito de três e três metros, também podem ser uma boa opção para tetos inclinados. Se a luz semi-embutida escolhida for compatível com teto inclinado, ela virá com ferragens que permitem que a luminária fique pendurada diretamente para baixo. E como os tetos inclinados são geralmente mais altos do que os tetos nivelados, as luminárias semi-embutidas são a melhor escolha para criar o máximo de luz ambiente.

• Quando escolher uma luminária suspensa: Para salas com tetos superiores a três metros, luminárias suspensas como pingentes, lustres e lanternas são opções melhores. Essas luminárias diminuem a luz, permitindo preencher salas com tetos altos de maneira mais eficaz.

By Tânia

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *