Que luminária para banheiro teto você pode usar em um banheiro?

Quanto você pensou na luminária para banheiro teto? Embora muitas vezes ponderemos sobre quais banheiros e azulejos queremos, geralmente não questionamos muito nossa iluminação.

luminária para banheiro teto

No entanto, acertar a iluminação é uma parte vital da remodelação de uma casa de banho. Alcançar o brilho perfeito pode transformar seu espaço de sombrio em encantador com um simples toque de um botão.

Para escolher uma luminária para banheiro, há três coisas principais que você precisa saber:

Quais regulamentos de segurança você precisa seguir
Como você usará a iluminação do seu banheiro
Que estilo de iluminação você precisará
Leia nosso guia para escolher luzes de banheiro para descobrir quais luzes você pode usar em um banheiro, além de mais dicas de especialistas…

Como escolho uma luz para banheiro?
Tudo isso se resume a uma série de questões que você precisa considerar, que abordamos com mais detalhes…

Conheça os regulamentos de iluminação do seu banheiro
A coisa mais importante a considerar ao escolher a luz do seu banheiro é se ela é segura para uso. A iluminação da casa de banho tem necessidades especiais a ter em conta – claro, todos sabemos que água e electricidade não são uma boa combinação!

Para ajudá-lo a descobrir quais luzes você pode usar em um banheiro, cada luminária recebe uma classificação IP. Essas classificações são usadas em todo o mundo e referem-se à medida em que as luminárias impedem a entrada de água dentro delas.

Ao escolher a luz do seu banheiro, você precisa ter certeza de escolher a classificação IP correta para a zona do banheiro em que a colocará.

O que são zonas de iluminação de banheiros?
Juntamente com as classificações IP, você também precisa conhecer as zonas do seu banheiro para escolher a iluminação. Os banheiros são divididos em 4 zonas com base na quantidade de água presente.

Aqui está um guia rápido sobre qual classificação IP é necessária para luzes de banheiro e suas zonas:

Zona 0 – refere-se a luzes que ficarão totalmente submersas em água, como dentro de uma banheira ou no chão de um banheiro. Você precisará de IP67 para essas luzes.
Zona 1 – serão as luzes que você colocará diretamente sobre a banheira ou chuveiro. Uma classificação IP67 é recomendada.
Zona 2 – este é provavelmente o requisito de iluminação de banheiro mais comum para banheiros domésticos. Geralmente cobre os perímetros da área da sua zona 1, mais o raio do seu coletor. Isso precisará de iluminação com classificação IP44.
Zona 3 – qualquer lugar fora das zonas acima onde não será usada água de jato é classificado como zona 3. Você não precisa de nenhuma iluminação especial nesta área do seu banheiro, embora seja recomendado um mínimo de IP20.
Encontre nosso diagrama completo de zonas de iluminação de banheiro aqui para obter mais informações.

Como você usará a iluminação do banheiro?
Depois de saber qual zona e classificação IP você precisa para a iluminação do seu banheiro, o próximo passo é ter uma ideia para que você a usará.

Existem duas opções principais para você escolher, cada uma tendo um efeito drástico na aparência do seu banheiro:

Luzes de parede para banheiro
As luzes de parede proporcionam um brilho mais ambiente e geralmente não são a única fonte de luz – em vez disso, use-as para acentuar áreas específicas.

Leia mais: Estilos e tendências de espelhos de banheiro

Melhor usado em torno de espelhos para uma luz de vaidade
Monte luzes de parede ao nível dos olhos, em vez de acima de um espelho, para evitar sombras
A baixa tensão é frequentemente preferida para um nível de luz mais favorável
Use um dimmer para poder controlar o brilho necessário
Se você tiver um recesso escuro em seu banheiro, adicione uma luminária de parede para dar vida a ele
Um espelho LED para banheiro é uma alternativa possível

By Tânia

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *