SEU GUIA COMPLETO PARA MELHOR LUMINÁRIA PARA BANHEIRO TETO

O erro mais comum cometido ao luminária para banheiro teto é não aproveitá-la o suficiente.

luminária para banheiro teto
Outrora um espaço estritamente utilitário, a casa de banho moderna evoluiu para se tornar o local onde nos preparamos para começar o dia – e nos mimar no final do dia.

Assim como na cozinha, a iluminação do banheiro é melhor feita em camadas: luminárias de teto para luz ambiente, iluminação de toucador para lavar e arrumar, luzes especiais para chuveiro, banheira e vaso sanitário, iluminação ambiente para criar uma atmosfera relaxante e iluminação baixa. luzes para aquelas viagens no meio da noite.

QUANTA LUZ VOCÊ PRECISA?
No máximo, para proporcionar o melhor ambiente de lavagem e higiene, o esquema de iluminação do banheiro deve replicar a luz do dia – ou melhor ainda, incluir luz natural por meio de uma janela ou claraboia. Adicionar luz natural (real) também pode reduzir os custos de serviços públicos. Uma ida rápida ao banheiro e uma parada na pia para lavar as mãos provavelmente não exigem acender as luzes se o seu banheiro tiver janela ou claraboia.

Um esquema de iluminação de casa de banho bem concebido também pode ter impacto na segurança e no conforto, especialmente para os ocupantes mais velhos. À medida que envelhecemos, os nossos olhos necessitam de mais luz para ver; uma pessoa de 60 anos precisa de três vezes mais luz para ver do que uma pessoa de 20 anos. Uma melhor iluminação não só torna o ato de ver mais confortável para os idosos, como também pode prevenir acidentes e quedas – 80% das quedas entre os idosos acontecem na casa de banho.

Para obter a configuração de iluminação de banheiro mais versátil, coloque pelo menos algumas das luminárias em um interruptor dimmer.
ESCOLHENDO UMA LÂMPADA MELHOR PARA BANHEIRO
Criar a quantidade adequada de luz em um banheiro não envolve tanto adicionar mais luminárias, mas sim o posicionamento adequado (abordado posteriormente neste artigo) de melhores luminárias e lâmpadas.

As luminárias devem ter tons de branco fosco para criar uma luz mais uniforme e lisonjeira. As lâmpadas incandescentes tradicionais (não recomendadas) devem ter temperatura de cor entre 2700K e 3000K. As lâmpadas devem ter pelo menos 100 W, mas você pode ter confortavelmente até 150 W se gostar de uma iluminação de trabalho realmente brilhante. As lâmpadas fluorescentes compactas devem ter um índice de reprodução de cor (CRI) de pelo menos 90 e uma temperatura de cor entre 2700K e 3000K.

As lâmpadas LED são o padrão ouro na iluminação moderna. Os LEDs são mais eficientes em termos energéticos do que as lâmpadas incandescentes, fluorescentes compactas ou halógenas, e seu tamanho fino oferece uma aparência mais moderna e elegante. Freqüentemente, a temperatura da cor e o brilho (medidos em lúmens) são ajustáveis – uma única lâmpada pode criar uma iluminação brilhante para tarefas e uma iluminação ambiente romântica.

Nem todas as lâmpadas LED oferecem toda a faixa de temperatura e brilho, portanto, certifique-se de que os LEDs que você escolher para seu banheiro ofereçam um CRI de pelo menos 90, temperatura entre 2700K e 3000K e pelo menos 1600 lúmens (equivalente a uma lâmpada incandescente de 100W).

O QUE FAZER E NÃO FAZER NA ILUMINAÇÃO DE TETO
O primeiro erro mais comum cometido ao iluminar um banheiro é não fornecer luz suficiente. A segunda é depender demais da iluminação embutida. As luzes de teto fornecerão a maior parte da luz da sala, mas usar muitas luzes embutidas no teto fará com que seu teto pareça uma fatia de queijo suíço. A quantidade de luminárias necessárias depende da área do banheiro e da altura do teto. Uma regra geral é colocar as luzes do teto a uma distância de 50% da altura do teto. Portanto, se você tiver um teto de 2,5 metros, as luminárias devem estar separadas por mais de um metro.

As luzes de teto devem ser posicionadas simetricamente em toda a sala, acima das passarelas principais. Não monte luzes de teto muito perto da penteadeira ou você criará sombras desconfortáveis no rosto.

By Tânia

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *