Os tapetes podem trazer personalidade às salas de estar e geralmente são mais benéficos e versáteis do que carpetes de parede a parede por vários motivos:
Um tapete de barbante permite que você mostre a beleza de seus pisos de madeira, mantendo um pouco de suavidade sob os pés.
Um ou dois tapetes podem ajudá-lo a definir diferentes espaços em sua sala de estar.
Um tapete de área é mais fácil de remover para limpeza e manutenção.
Você pode levar um tapete para sua próxima casa.
Você pode realocar um tapete para outro cômodo da sua casa.
Dependendo do tipo de tapete, pode ser mais acessível do que o tear largo.
No entanto, se você for escolher um ou dois tapetes para sua sala de estar, há algumas coisas sobre tamanhos, cores e padrões que você precisa ter em mente. O segredo é ter um tapete bem proporcional ao tamanho do ambiente e que harmonize com a decoração. Escolher o tapete errado pode fazer com que sua sala pareça inacabada ou cheia de cores e padrões contrastantes estranhos. Aqui estão algumas dicas sobre como escolher o melhor tapete para sua sala.
Tamanho do tapete de área
Evite escolher um tapete muito pequeno na hora de decorar sua sala. Os tapetes de área vêm nos seguintes tamanhos padrão:
6×9 pés
8×10 pés
9×12 pés
10×14 pés
Claro que você sempre pode solicitar um tamanho personalizado para sua sala, se necessário. Qualquer que seja o tamanho que você escolher, a regra prática para a colocação de tapetes em uma sala de estar é esta: deve haver aproximadamente 10 a 20 centímetros de piso descoberto margeando cada lado de um tapete. Além disso, todas as pernas dos seus móveis devem ficar sobre o tapete. Se isso não for possível, não há problema em colocar as pernas dianteiras das principais peças estofadas no tapete e retirar as pernas traseiras. Quando as pernas dos sofás, cadeiras e mesas não estão totalmente colocadas sobre um tapete, a sala pode parecer inacabada ou desequilibrada à vista.
Cor e Padrão
O piso tem um enorme impacto na aparência geral de uma sala de estar. É útil pensar nas seguintes dicas ao escolher um tapete de área:
Escolher um tapete estampado pode ser a maneira perfeita de adicionar cor e interesse a um ambiente com móveis e paredes neutras.
Um tapete estampado em uma cor mais escura pode esconder melhor a sujeira e respingos do que um tapete sólido em uma cor mais clara.
Um tapete de cor sólida em cor neutra pode combinar bem com uma sala eclética sem prejudicar a decoração colorida e texturizada.
Para um ambiente vívido e colorido, retire uma ou duas cores de sua decoração e use-as ao escolher um tapete de área para que os tons não entrem em conflito ou briguem entre si para criar um espaço visualmente confuso.
Material e Textura
Pense em como você deseja que o tapete fique sob os pés e quanta manutenção você deseja fazer em seu tapete. Por exemplo, você pode encontrar lindos tapetes de seda ou couro para uma aparência luxuosa, mas eles podem ser difíceis de limpar. Aqui estão materiais e texturas comuns que você encontrará ao procurar tapetes:
Lã: Uma fibra natural, um tapete de lã adiciona calor e suavidade à aparência de um ambiente. A lã pode ser resistente a manchas e a fibra é durável e resiliente (recupera após a compressão). Um tapete de lã pode ser caro e precisa de limpeza profissional.
Sisal e juta: Materiais naturais, como sisal ou juta, são feitos de fibras vegetais duráveis que podem ser macias e frescas nos pés. (O sisal pode ser mais durável, mas a juta é mais macia para os pés.) Muitas vezes, os tapetes de fibra natural são de cor neutra, embora muitos sejam tingidos com uma sobreposição de padrões. As fibras naturais precisam de limpeza localizada com o mínimo de água.
Algodão: Muitos tapetes de tecido plano são feitos de algodão, o que dá à sala de estar um clima suave e casual. Os tapetes de algodão têm toque e textura mais leves, o que os torna ideais para o verão, podendo ser lavados na máquina, dependendo do tamanho.
Sintéticos (náilon e poliéster): Os tapetes de náilon e poliéster têm características muito semelhantes. Um tapete de náilon é mais durável que o poliéster. Mas ambos vêm em todos os tipos de padrões e cores, resistem ao desbotamento, manchas e ambas as fibras são fáceis de limpar e manter.
Viscose: Essa fibra sintética, também conhecida como rayon, pode ser fabricada para ter brilho e aparência de seda ou lã. Parece perfeito e é definitivamente acessível, mas a fibra não é tão durável ou resistente a manchas como você gostaria em uma sala de estar com tráfego intenso.
Acrílico: Se você escolher um tapete de pele sintética ou pele sintética, é provável que seja feito de fibras acrílicas. Por exemplo, um tapete falso de pele de carneiro pode ser uma mistura de acrílico e poliéster. O acrílico é lavável, embora os tapetes de pele sintética possam precisar ser lavados à mão, e também é econômico.
Peles: você provavelmente já viu tapetes de couro genuínos e caros que podem fazer uma diferença em uma sala de estar. As peles são um dos tapetes mais duráveis que você pode comprar. Eles também resistem a mofo, poeira e não requerem muita manutenção ou muitas limpezas profundas durante a vida útil normalmente longa de um tapete de couro.