Ao longo da minha carreira como tecelão de tapete de barbante e tapeçarias, muitas vezes me perguntaram: “quais fios devo usar para tecer tapetes?”
É uma pergunta que respondo em profundidade no meu Curso Online de Tecelagem de Tapetes. Mas como o curso não recomeçará até a primavera, pensei em começar e dar a vocês uma rápida visão geral aqui no blog.
Há uma grande variedade de fios disponíveis que são adequados para a tecelagem de tapetes, e diferentes tecelões de tapetes têm preferências diferentes nos fios com os quais trabalham. Em última análise, os fios que você escolher dependerão do tipo de tapete que deseja tecer.
Então, quando você vier reunir os materiais para o seu tapete, aqui está o que você deve considerar.
Decidir sobre a textura
O primeiro passo ao fazer um tapete é decidir que textura você deseja que ele tenha. Você quer que seja macio e luxuoso ou firme sob os pés?
Para um tapete sólido e resistente, normalmente opto por tecer um tapete de tecido plano. Neste tipo de tecelagem de tapetes, o fio da trama é firmemente compactado sobre a urdidura. Portanto, o próprio fio da trama precisa ser bastante firme e resistente.
Esses fios também ficarão expostos ao atrito sempre que forem pisados. Por esse motivo, é necessário evitar fios mais macios e soltos, que correm o risco de bolinhas ou desgaste total.
Os tapetes mais macios, por outro lado, geralmente são feitos com tufos. Isso é feito com uma pistola de tufos ou com fileiras de nós de rya. Esses tapetes têm muitos fios de trama densamente agrupados. Isto protege os fios individuais e é adequado para fios mais macios. No entanto, embora o fio na superfície do tapete esteja sob menos fricção, ele ainda pode formar bolinhas e soltar-se. Por isso é melhor evitar fios supermacios.
Nesta fase do planejamento do seu tapete, é uma boa ideia solicitar amostras dos seus materiais com antecedência, para que você possa sentir a textura e pensar em como eles ficarão no chão.
Escolha a fibra certa
Enquanto você decide a textura do seu tapete, também é uma boa ideia considerar de que fibra será feita a trama e a urdidura do seu tapete.
Algumas fibras são ideais para tecer tapetes. Eles são naturalmente densos e resistentes e duram muito tempo se forem bem cuidados.
As fibras que mais recomendo para tramas de tapetes são certos tipos de lã e fibras vegetais grossas, como sisal e cânhamo. O fio de algodão também é adequado para trama de tapete.
Não recomendo tricô mais macio ou fios de tecelagem como fio de trama. Geralmente são feitos de lãs mais macias como merino ou alpaca, fibras vegetais como linho e algodão ou acrílico sintético. Alguns deles são muito duráveis, mas muitas vezes correm o risco de formar bolinhas quando submetidos ao desgaste no chão.
Para urdidura de tapete, recomendo lãs grossas, cordão de algodão ou urdidura de linho especializada. O linho, em particular, é excelente como urdidura de tapete, mas pode se soltar quando usado como trama.
Nos meus próprios tapetes, minha combinação ideal é uma urdidura de algodão ou linho e fios de tapete Balfour & Co para a trama. Nosso fio de tapete é 80% lã pura e 20% náilon, proporcionando maior durabilidade e longevidade.
Evite fios muito soltos ou muito finos
Depois de encontrar a fibra certa, você deve garantir que o fio foi fiado com o peso e a torção corretos. E os fios a evitar são os fios muito finos ou muito soltos.
Um fio fino e fino será muito lento para tecer e colocará muita pressão na urdidura, a menos que seja tecido com vários fios de uma vez. Um fio mal fiado ficará muito comprimido no tear quando você o bater. Também corre o risco de deixar sujeira e poeira penetrarem no núcleo do fio quando ele estiver sob os pés.
O fio mais fino com que trabalho para um tapete é o fio de torção rígida Balfour & Co, que pode ser tão fino quanto 24 WPI. Embora este fio seja fino, ele é fiado com muita força. Quando você o passa entre os dedos, ele fica denso e duro e mantém sua forma no tear. A torção apertada atua como um escudo natural para a sujeira e a poeira, que irão escovar a superfície do fio em vez de afundá-lo.
Eu normalmente teceria com 3-4 fios deste fio para um tapete e 1-2 fios do fio de tapete padrão Balfour & Co, que tem aproximadamente 13 WPI.
O fio de tapete padrão Balfour & Co não é tão bem fiado quanto o fio de torção forte, mas ainda é fiado com firmeza e dobrado a partir de vários fios. Mais uma vez, a poeira e a sujeira são removidas em vez de afundar, e a superfície áspera também evita borbotos.